| Projecto Tanger Med Dr. Vítor Caldeirinha |
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| O projeto Tanger Med é uma prioridade estratégica para o desenvolvimento económico e social da região norte de Marrocos e faz parte da política económica de orientação para as exportações daquele país, com base em sectores de exportação identificadas, com particular ênfase no acordo de comércio livre com a União Europeia. Este projecto está a ter importantes efeitos económicos e em termos de emprego. A sua posição particular no Estreito de Gibraltar, no cruzamento das duas principais rotas marítimas e 15 km da União Europeia, permite servir um mercado de centenas de milhões de consumidores através serviços regulares de vários armadores que ligam Tanger Med a mais de meia centena portos na Europa, Ásia, África e Américas. O complexo de Tanger Med tem uma missão dupla. Ser uma plataforma de transhipment dedicada aos movimentos internacionais e regionais de contentores e ser um porto de importação e exportação com vista a melhorar a competitividade da região. A instalação nas zonas industriais francas e logísticas do complexo Tanger Med confere aos operadores vantagens excepcionais, que ficam com a sua competitividade reforçada com: |
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| Os 90 milhões de euros de investimento nos terminais de produtos petrolíferos visam garantir um abastecimento estável de produtos petrolíferos aos navios que escalam o porto de Tanger Med e constituir a entrada de gasóleo e gasolina para o mercado marroquino. Muito mais que um porto, Tanger Med é plataforma logística que tem disponíveis reservas para áreas cobertas de 12.500 hectares junto a zonas deintermodais de ligação às redes de transporte ferroviário e auto-estradas. Capacidades: |
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Todos os terminais de contentores estão concessionados a operadores profissionais:
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| Os terminais de contentores existentes em Tanger Med possuem 1600m de cais para navios com calados de 16 e 18m e vastos terraplenos (80 ha). Os terminais podem receber até 4 grandes navios e estão equipados com 50 pórticos de parque com rodas (RTG) e 16 pórticos de cais, com produtividades de 25-30 movimentos por hora. Os Terminais previstos no projecto Tanger Med II terão mais 2,8 Km de cais, com mais 24 pórticos de cais e mais cerca de 150 ha de terrapleno, com capacidade para mais 5,2 milhões de TEU. O terminal Roro possui uma capacidade que permite o tratamento de um milhão de veículos por ano, numa uma superfície de 20 hectares dotado de dois postos de acostagem para navios com 240 metros de comprimento: 13 hectares concessionados à Renault e 7 hectares de uso comum. O terminal dedicado ao tratamento e ao armazenamento dos produtos refinados possui uma capacidade de armazenamento de 512 mil metros cúbicos e o cais tem capacidade para um tráfego anual de 5 milhões de toneladas. Equipado com 9 postos de acostagem, o terminal ferry está concebido para movimentar cerca de 700 000 camiões e 7 milhões de passageiros. O terminal de Graneis e Diversos será usado para o movimento dos tráfegos de exportação de mercadorias diversas, principalmente ligado a empresas industriais instaladas junto ao porto. |
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| É relevante o conceito de integração entre a plataforma portuária e a plataforma industrial enquanto pólo económico conjunto visando a sua competitividade global do complexo. Tanger Med Logistics Free Zone - Medhub: | |
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| A zona industrial franca da Tanger Med é um complexo de parque industrial moderno, gerida de acordo com o princípio do balcão único, ligada ao porto Tanger Med: | |
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| A Tanger Automotive City é uma zona dedicada às actividades a indústria automóvel, com uma plataforma ligada à fábrica da RENAULT em ambiente ideal para os fornecedores de componentes automóveis, com acesso ao mercado espanhol e fábricas com mais de 3 milhões de carros em menos de 24 horas. A Tetouan Shore, zona dedicada às actividades Offshore, possui: |
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| TangerMed é uma proposta de grande valor para o investidor: | |
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| Tanger Med não é apenas um projeto marítimo global, mas é o verdadeiro sonho de todos importadores e exportadores, no norte da África. A posição geográfica, as condições criadas e os investimentos em curso permitirão o sucesso da estratégia de globalização de Marrocos. Finalmente importa referir que o movimento de contentores no porto foi de 921 milhares de TEU em 2008, 1.222 milhares de TEU em 2009 e estima-se grande aumento em 2010, para vários milhões de TEU (não foi possível ainda obter dados fiáveis). FONTES: Dribki, K. “The Tanger Mediterranean Harbor”, Suny Maritime College, 2010; Kingdom of MoroccoTanger Mediterranean Special Agency (TMSA), “Tanger Med: A world class platform for industry and logistics”, Hamburgo, Alemanha, 2010. Puertos del Estado, Revista Puertos nº 158, Madrid, 2010 http://www.freshplaza.com/news_detail.asp?id=61815 |
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| in REVISTA CARGO - Janeiro 2011 [fonte: http://www.cargoedicoes.pt] |
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